A Fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano. É a área da saúde voltada ao entendimento da funcionalidade. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento decorrentes de alterações de órgãos e sistemas do corpo humano. O fisioterapeuta é um profissional de nível superior, capacitado a avaliar, reavaliar, emitir diagnóstico fisioterápico, fazer prognóstico, prescrever tratamentos, intervir com técnicas de reabilitação e dar alta aos seus pacientes.
1/1

Avaliação

Nas áreas da ortopedia e traumatologia, a avaliação fisioterápica tem como foco a coleta dos dados relacionados ao histórico dos eventos ligados à queixa principal do paciente, os quais podem influenciar no desenvolvimento da dor ou da alteração física apresentada. Essa avaliação é dividida em uma entrevista inicial e o exame físico. A partir da avaliação, são selecionadas as técnicas de tratamento mais indicadas para cada caso. Também é após a avaliação que o fisioterapeuta pode fazer um prognóstico adequado do número de sessões necessárias e da evolução do quadro no decorrer do trabalho. 

Lesões

As afecções ortopédicas são lesões, alterações e/ou dores no aparelho músculo-esquelético e têm como característica o surgimento sem um evento inicial/causador preciso. Sua causa pode estar ligada às relações entre músculos e ossos, ou a outros sistemas do nosso organismo. Assim, alterações na mobilidade dos orgãos internos, dos nervos e das fáscias, entre outros, podem contribuir para o desenvolvimento de problemas ortopédicos. As atividades realizadas no cotidiano do paciente e a forma como este as conduz são decisivas para a ocorrência dos desequilíbrios. Lesões traumáticas são aquelas que apresentam um fato ou sequências de fatos bem marcados que justificam os sintomas apresentados pelo paciente. Quedas, batidas, acidentes, entre outras, são causas comuns.

©2015 All Rights Reserved www.fabiobao.com.br

 

  • facebook
R. Vicente da Fontoura, 516 
Porto Alegre / RS -  (51) 3217.6397