O método Pilates apresenta uma grande variabilidade de exercícios que permitem que seja trabalhado o corpo inteiro, Proporcionando equilíbrio à mecânica músculo - articular em poucas sessões. Atualmente muitos estudos apontam como benefícios da técnica:
-
Melhora postural;
-
Ganho de força e flexibilidade muscular;
-
Desenvolvimento da capacidade respiratória;
-
Maior coordenação e equilíbrio;
-
Maior controle de musculatura de centro (transverso abdominal).
Aulas de Pilates
Após uma avaliação de saúde geral do aluno, são prescritos exercícios de Pilates de forma individualizada. A duração das aulas de condicionamento é de 60 minutos. As aulas são ministradas por educadores físicos formados no método, os quais realizam atualizações periódicas.
Pilates Clínico
O uso do Pilates como tratamento visa à promoção da melhora da condição do “controle motor” do paciente. Quando se identifica que a dor ou a alteração na mecânica corporal de um indivíduo tem como causa o uso inadequado de determinados músculos – quer pelo excesso de ativação, quer pela fraqueza muscular –, essa técnica é a mais indicada.
O Pilates proporciona melhora na postura, força muscular, flexibilidade, respiração, coordenação e equilíbrio. Porém, é importante que sejam selecionados os exercícios indicados para cada caso. O sucesso do tratamento está relacionado a uma visão globalizada do paciente e à prescrição de exercícios de maneira individualizada.
Sessões de Pilates Clínico:
As sessões têm duração de 60 minutos e são ministradas pelo fisioterapeuta.
Pilates para gestantes
A utilização do método Pilates na gestação é recomendada em todas as fases do período gestacional, desde que não ofereça risco a futura mamãe e seu bebê. O “Pilates para Gestantes” visa uma melhor adaptação da mulher a sua nova condição, respeitando as especificidades de cada trimestre. Leva-se em consideração principalmente as transformações físicas, posturais e psicológicas, prevenindo dores e outros desconfortos. Entre os muitos benefícios que o método possibilita estão:
-
Melhor relação corpo-espaço;
-
Manutenção do centro de força e gravidade;
-
Incremento da irrigação sanguínea, espaço fetal e oxigenação;Diminuição de complicações obstétricas;
-
Menor risco de parto prematuro;
-
Menor duração da fase ativa do parto;
-
Diminuição da ansiedade e stress;
-
Diminuição do risco de depressão;
-
Melhor recuperação no pós parto.